Mesas Literárias • 28/10
Abertura
8h30 às 10h
Mesa solene
Resumo: A mesa de abertura traz a presença de autoridades de Ribeirão Pires, da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB) e da Embaixada da Ucrânia no Brasil.
Convidados: Guto Volpi (Prefeito), Rubens Fernandes (Vice-Prefeito), Paulo César Ferreira (Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires), Rosi de Marco (Secretária de Educação e Cultura) e Helenice Arruda (Secretária de Turismo).
Mesa 1
10h às 11h
Ucrânia, terra de Clarice: história e cultura de um povo
Eixo: Terra
Resumo: Dedicada à terra natal de Clarice Lispector, a mesa apresenta um panorama histórico e cultural da Ucrânia, até então desconhecido pela maior parte dos brasileiros. As questões sociais, os dramas e desafios que fizeram da Ucrânia um país tão estratégico e ao mesmo tempo disputado no mapa geopolítico global, são os pontos principais desta conversa. A professora Svtlana Krivoruchko (Ucrânia) e o professor Emílio Gaudeda (UFPR) põem em destaque, ao lado de Vitorio Sorotiuk, o entrelaçamento entre a literatura e a sociedade ucraniana.
Convidados: Svitlana Krivoruchko, Emílio Gaudeda, Vitorio Sorotiuk
Mediação: Felipe Alamino
Entremesas 1: A Hora da Estrela
Mesa 2
11h às 12h
À procura da própria coisa
Eixo: Vida
Resumo: Teresa Montero apresenta nesta conversa três décadas de pesquisas que resultaram em um expressivo material inédito de natureza documental e iconográfica, além de raridades que abarcam as origens de Clarice na Ucrânia até a chegada no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, onde viveu até 1977. A vida de Clarice, em seus mais profundos alcances possíveis, é o principal tema desta mesa, que terá formato multimídia. Uma abordagem afetiva que conduz o público a percorrer os 56 anos da escritora.
Convidados: Teresa Montero
Mediação: Reynaldo Bessa
Entremesas 2: Panorama com Clarice
Mesa 3
13h às 14h
Clarice no cinema
Eixo: Desdobramentos
Resumo: A cineasta Taciana Oliveira participa desta conversa cinematográfica, cujas adaptações da obra de Clarice é a principal vertente. Além de Clarice, a convidada aborda a sua carreira e obra, como seu mais recente trabalho A descoberta do mundo (2023), documentário e ensaio poético visual sobre Clarice Lispector, com a colaboração de Teresa Montero no roteiro.
Convidados: Taciana Oliveira e Teresa Montero (participação especial)
Mediação: Marcelo Abud
Entremesas 3: Histórias Clariceanas
Mesa 4
15h às 16h
Verdades inventadas: imagem e palavra em Clarice Lispector
Eixo: Desdobramentos
Resumo: Dois acadêmicos e professores renomados, Daniel e Valéria apresentam suas pesquisas a partir de discussões profundas sobre como os leitores e espectadores são levados à apreciação da palavra e da imagem e o convite que essas duas linguagens criam para a exploração de novos sentidos e desdobramentos da arte de Clarice Lispector. Valéria Aveiro irá explorar os enredos clariceanos a partir de “A Bela e a Fera ou a ferida grande demais”, entre outros contos, discutindo como as figurações se constroem. Enquanto Daniel Tapia discorre sobre a relação entre Clarice Lispector e as artes plásticas, especialmente suas pinturas e devaneios.
Convidados: Daniel Tapia, Valéria Aveiro
Mediação: Vanessa Chiandotti
Entremesas 4: Clarice por Dunker
Mesa 5
17h às 18h
Clarice, e depois? Literatura contemporânea e representatividade
Eixo: Desdobramentos
Resumo: O autor baiano, Itamar Vieira Jr., aborda o sucesso do seu livro de estreia Torto Arado que conquistou os prêmios LeYa (2018), Jabuti (2020) e Oceanos (2020). Além de Torto Arado, serão abordados também os seus livros mais recentes Salvar o Fogo, Doramar ou a odisseia: Histórias. Temas e questões pertinentes à representatividade afro-brasileira na literatura contemporânea brasileira e a influência de Clarice Lispector em seu processo de criação, serão partilhados e discutidos em uma perspectiva social.
Convidados: Itamar Vieira Júnior
Mediação: Edson Cruz