28 e 29/10 • Ribeirão Pires

Autores

Alessandra Navarro

Alessandra Navarro é paranaense, docente na USCS, doutora em Letras na área de Literatura. Pesquisadora de representações sociais e literárias da morte nos séculos passados. Escritora de contos, poemas e fragmentos com obra publicada. Tem trabalhos publicados e oficinas culturais sobre as crônicas e contos de Clarice Lispector e de outras autoras brasileiras como Nélida Piñon. Profunda admiradora da escrita de mulheres.

Beth Goulart

Beth Goulart é filha dos atores Nicette Bruno e Paulo Goulart. Começou sua carreira nos anos 1970 no teatro. Figura importante na cultura brasileira, contribuiu significativamente para as artes cênicas do país como atriz, cantora e dramaturga. Sua estreia na televisão aconteceu em 1975 e desde então tem participado de várias novelas e peças de teatro. Escreveu e protagonizou a peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector", que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz, além de mais outros 4 prêmios importantes, ao todo foram 5 prêmios pelo espetáculo. 

Christian Dunker

Christian é um dos mais renomados psicanalistas brasileiros. É professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e é conhecido por suas contribuições à psicanálise e psicopatologia. Dunker também é autor de várias obras, incluindo Uma biografia da depressão e Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano.

Cidinha da Silva

Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados Um Exu em Nova York e O mar de Manu. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o PNLD Literário (FNDE). Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos (crônicas, Martelo, 2022).

Daniel Tapia

Daniel Tapia é um profissional versátil com formação em Letras pela USP e Psicologia pela PUC-SP. Especialista em Semiótica Psicanalítica, possui mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, focado em Clarice Lispector. Atualmente, é doutorando em Estética e História da Arte na USP, pesquisando a relação entre Clarice Lispector e as artes plásticas. Além da pesquisa, atua como psicólogo e professor universitário.

Eduardo Taddeo

Carlos Eduardo Taddeo, conhecido como Eduardo, é um rapper, compositor, ativista, educador e escritor brasileiro. Ele é um dos fundadores e líderes do grupo Facção Central, onde era vocalista e compositor de todas as letras. Deixou o grupo em 2013.

Emílio Gaudeda

Emílio Gaudea tem uma vasta experiência no magistério e na revisão de textos em Língua Portuguesa. Formado em História e Letras pela Universidade Católica do Paraná, atuou como professor de Língua Portuguesa e Redação Técnica na Escola de Comércio da UFPR e como revisor de textos na UFPR. Além disso, foi membro de diversas bancas examinadoras e atuou como consultor do Serviço de Telegramática da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Felipe Franco Munhoz

Felipe Franco Munhoz nasceu em São Paulo, em 1990. É autor dos livros Mentiras (Nós, 2016), Identidades (Nós, 2018) e Lanternas ao nirvana (Record, 2022). Traduziu, do russo, a seleta de poemas de A. Púchkin O Cavaleiro de Bronze e outros poemas (Kalinka, 2022), premiado pela ABRALIC. Foi contemplado com a residência Art Omi: Writers (NY, EUA) e com a Bolsa Funarte de Criação Literária.

Fernanda Garcia

Fernanda Garcia Gomes possui 20 anos de experiência em políticas públicas e é a Diretora Executiva da Câmara Brasileira do Livro desde 2017. Ela lidera projetos como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e o Prêmio Jabuti, além de estabelecer novas parcerias, como a implementação da Agência Brasileira de ISBN. Fernanda é membro da Diretoria da Agência Internacional do ISBN e participa de comitês da OAB/SP e da Associação Internacional de Editores. Ela tem um forte interesse por inovação, especialmente em blockchain e Inteligência Artificial.

Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior é escritor, nascido em Salvador, Bahia. É autor do romance Torto Arado, que ganhou o Prêmio LeYa de 2018, o Prêmio Jabuti de 2020 e o Prêmio Oceanos de 2020. É graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela mesma universidade. Sua ficção apresenta a perspectiva de indivíduos socialmente marginalizados, vítimas de violências estruturais como o racismo e o machismo.

Markão II

Markão é integrante de dois dos grandes grupos de rap nacional, o DMN e o Realidade Cruel. Teve forte atuação no movimento negro, ajudou a fundar o Geledes, projeto rappers e a primeira revista de hip-hop do Brasil (Pode Crê) e esteve em projetos de grande relevância, como o Rapensando a Escola. É articulador sociocultural, criador e organizador do prêmio hip-hop top, destinado aos artistas e ativistas do hip-hop na cidade de São Paulo.

Marcos Pardim

Marcos Pardim é escritor, agente cultural e gestor público com especialização em políticas públicas culturais, secretário de Cultura e Turismo de Araçoiaba da Serra, autor de 5 (cinco) livros com temáticas que passeiam pela poesia, contos e literatura infantil. É um leitor apaixonado da obra de Clarice Lispector, que o influenciou fortemente

Marialda Almeida

Marialda Almeida é formada em Letras e Pedagogia, Mestre em Comunicação e Inovação. Professora, Revisora de Textos e Gestora do Curso de Letras - habilitações Português e Inglês na USCS. Suas pesquisas acadêmicas têm aderência à poesia concreta e escritoras brasileiras.

Mário Medeiros

Mário Medeiros é professor Livre Docente do Departamento de Sociologia da Unicamp. Autor dos livros de sociologia Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984) [2008] e A descoberta do Insólito: literatura negra e literatura marginal no Brasil (1960-2000) [2013]. Autor dos livros de contos: Gosto de Amora e Numa esquina do mundo. Finalista do Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (2014), Prêmio Jabuti de Contos (2020) e semifinalista do Prêmio Oceanos 2021.

Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor e editor. É premiado por romances como O mistério do leão rampante e Outra vida, e é conhecido como tradutor de autores como William Faulkner e Alexandre Dumas, ganhando o prêmio Jabuti duas vezes por seu trabalho em tradução. Atualmente, ele é editor de projetos especiais na Record e possui um doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo.

Sacolinha

Sacolinha, nome artístico de Ademiro Alves de Sousa, é um escritor e graduado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. É conhecido por seus romances e livros de contos, e por seu trabalho na secretaria de cultura de Suzano. Sacolinha também é reconhecido por suas palestras e oficinas em locais vulneráveis, e por seu envolvimento no projeto Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões. Recentemente, lançou o livro Onde estavam meus olhos? – Ainda sobre leveza e está trabalhando no projeto Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada.

Svitlana Krivoruchko

Svitlana Krivoruchko estudou na Universidade Nacional Karazin Kharkiv e obteve doutorado em ciências filológicas. Recebeu o título de Professora Associada em 2011 e de Professora em 2020. Trabalhou em vários departamentos, incluindo Zoologia, História da Literatura Estrangeira e Filologia Clássica. Atualmente, é Chefe do Departamento de Literatura Estrangeira e Línguas Eslavas. Ministrou várias disciplinas e contribuiu para a fundação do Departamento de Línguas Orientais e Comunicação Intercultural.

Taciana Oliveira

Taciana Oliveira, natural de Recife, é Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) com Pós-Graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual. Roteirista, atua na direção e produção cinematográfica, criadora das revistas digitais Laudelinas e Mirada, e do Selo Editorial Mirada. Dirigiu o documentário Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo. Coisa Perdida, seu livro de poemas, será lançado em outubro de 2023.

Teresa Montero

Teresa Montero é professora e atriz. Mestre e Doutora em Letras pela PUC-Rio. Autora de "À procura da própria coisa. Uma biografia de Clarice Lispector" (Rocco, 2021) e "O Rio de Clarice - passeio afetivo pela cidade" (Autêntica, 2018). Organizadora de obras de Clarice Lispector para a Rocco: Correspondências (2001), Aprendendo a viver - imagens (2005), Minhas Queridas (2007), Clarice na Cabeceira (Contos - 2009) Clarice na Cabeceira (Crônicas, 2010), Todas as Cartas (2020, prefácio e notas). Idealizadora e guia dos passeios O Rio de Clarice e O Rio de Carmen Miranda.

Valéria Aveiro

Valéria Rocha Aveiro do Carmo é escritora, professora e pesquisadora com doutorado pela UNICAMP. É membro do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA e possui vasta experiência na formação de profissionais da educação. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de São Paulo e Coordenadora de Gestão Pedagógica Geral no Programa Ensino Integral. Integra o quarteto Manda@Letra e recentemente venceu o Prêmio Absurtos de Poesia. ​

Vitorio Sorotiuk

Vitório Sorotiuk é bacharel em Direito com mestrado em Direitos Econômicos e Sociais pela PUC-Paraná. Preside a Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB) e é hoje a figura fundamental na comunidade ucraniana no Brasil. Sua voz ativa condena a invasão russa na Ucrânia e ele tem se esforçado para mobilizar ajuda humanitária para o país. A liderança de Sorotiuk tem sido crucial para a RCUB e para a comunidade ucraniana no Brasil.

BUSCAR

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

#vempra FLIRP!

Dias
Horas
Minutos
Segundos
A FLIRP CHEGOU! VENHA NOS VISITAR!
Notícias